sábado, 7 de outubro de 2017

"Territórios da Fotografia Contemporânea" - Conferência (memória)

Memórias...

> Conferência intitulada "Territórios da Fotografia Contemporânea", proferida pelo Dr. Rui Prata,
então Diretor do Museu Municipal da Imagem, em 24 de Maio de 2006.

> Esta Conferência teve lugar no âmbito das atividades realizadas pelo Curso de Licenciatura em Estudos Artísticos e Culturais, lecionado pela Faculdade de Filosofia da UCP - Braga e coordenado pelo Prof. Carlos Morais.

> A Conferência foi organizada pelas Alunas do Curso Flora Oliveira e Marisa Sousa, tendo elas apresentado um Introdução ao tema. Estas alunas realizavam, então, o seu Estágio Curricular de Dinamização Cultural naquele Museu da Cidade de Braga.

> A Conferência teve lugar na Aula Magna da Faculdade de Filosofia, cujo Diretor era o falecido Professor Alfredo Dinis.

> A propósito desta Conferência, escrevemos, então, no website do Curso:
O Director do Museu da Imagem de Braga, Dr. Rui Prata, apresentou na Aula Magna da Faculdade de Filosofia (Braga) da Universidade Católica uma interessante leitura dos percursos mais marcantes da fotografia na época actual. Desde o fotojornalismo, passando pela fotografia documental, pelo retrato e autorretrato, fotografia da moda e imagem publicitária, pela fotografia artística e de autor, até à fotografia pós-moderna - posterior aos anos 70 -, finalizando na fotografia na era do digital. De todas as etapas do desenvolvimento diacrónico desta prática artística, o Dr. Rui Prata traçou uma interpretação integradora e abrangente dos seus aspectos histórico-culturais, estéticos, semânticos, e filosófico-ontológicos.
A exposição foi acompanhada com uma adequada exemplificação da arte dos autores mais importantes de cada fase analisada, que muito terá enriquecido o atento auditório.
No período de diálogo com a assistência, o Dr. Rui Prata, comentou diversos aspectos relacionados com a natureza da fotografia, seu estatuto enquanto obra de arte, relação entre a fotografia e a realidade, a crítica sobre a arte fotográfica. Acerca deste último aspecto, o Director do Museu da Imagem sublinhou a escassez, nos meios de comunicação social em Portugal, de críticos de arte, qualificados e conhecedores das específicas problemáticas das diversas disciplinas, não apenas da fotografia, mas também da pintura, teatro, vídeo, etc. Lamentou que o exercício da crítica se reduza, na maior parte das vezes, a um conjunto de afirmações genéricas. 
Esta Conferência foi planificada e organizada no âmbito das actividades do núcleo de estudantes do Curso de Licenciatura em Estudos Artísticos e Culturais que presentemente realizam o Estágio Curricular II no Museu da Imagem: Flora Oliveira e Marisa Sousa. [carlos morais]

> Fotos do evento:

Dr. Rui Prata durante a conferência

Conferencista e Alunas

Diretor, Professor Alfredo Dinis

Drª Flora Oliveira e Drª Marisa Sousa, então alunas

Antigos/as Alunos/as do Curso de EAC

Grupo de Alunas do Curso de EAC com o Dr. Rui Prata no Museu da Imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário